A falsa(?) tabela para aprender inglês

Não sei se era para rir ou para chorar quando vi a entrevista do Dangelo Ciccarini no Jô Soares. Ele comentou sobre seu método de ensino de inglês, e conversando com o Jô Soares contou um pouco da sua história de “bom vendedor”, empurrando tudo, fazendo o cliente comprar na base da picaretagem (é só ver a história do ovo de codorna). Curiosamente parece que ele aplica a mesma técnica no método de ensino que ele vende, o cara conversa tão bem que conseguiu enrolar até mesmo o governo do Rio de Janeiro. Que país é esse!

Bom, se você não viu, confira primeiro a entrevista (se preferir ver na Globo enquanto estiver disponível, clique aqui):

[infelizmente o vídeo original foi removido do YouTube!]

O Lanzetti publicou no YouTube um resposta longa e bem formulada a todo esse absurdo. Confira:

O método do Dangelo Ciccarini provavelmente não funciona, as línguas, linguagens, idiomas, seja lá o que for, não são ciências exatas. O que as pessoas falam, os sons que emitem e as formas como os representam num papel varia ao longo do tempo, de acordo com a região, grupos e fatos históricos, etc. Não existe regra geral em praticamente nenhum idioma natural. Você deve aprender ouvindo, falando, não tem como colocar as regras de pronúncias numa tabela porque existem muitas exceções.

Cuidado com essas propagandas. Cuidado com métodos de ensino de inglês (ou outros idiomas) que prometem “muito”, afinal nem tudo é possível.

Sem convivência com a língua desejada a todo instante é muito difícil aprender em pouco tempo, uma das melhores formas de aprender a falar inglês é ouvindo, e jamais você vai conseguir isso com uma tabelinha.

Chega a dar “nojo” de ver tamanha ignorância (ou má intenção) de alguns que tentam se aproveitar das necessidades das pessoas viu…

Eu vi isso primeiro no blog Inglês na Ponta da Língua do Denilso de Lima, e hoje num post do English Experts.

Nota: não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários, a matéria original foi divulgada na Globo, no Jô Soares. Veja o vídeo do Jô e tire suas próprias conclusões!



60 thoughts on “A falsa(?) tabela para aprender inglês

  1. Olírio Amaro Rocha Neto escreveu

    Meu comentário que foi publicado no dia 13/04/16, ficou sem sentido o 2º paragrafo.
    Solicito que vocês o alterem, deixando-o da seguinte fora:

    Nós Brasileiros utilizamos 5 vogais (a – e – i – o – u), porém, os Americanos pronunciam estas vogais de formas diferentes. Exemplo cada vogal no alfabeto inglês tem pelo menos dois sons, um som curto e um som comprido. Sem contar as semivogais Y e W, que tem uma maneira especial de pronunciá-las.

    Peço desculpas pelo incômodo e desde já agradeço à atenção dispensada.

  2. Olírio Amaro Rocha Neto escreveu

    O inglês falado é muito diferente do inglês escrito, especialmente quanto ao som das vogais. Nos EUA existem concursos para disputar quem soletra melhor as palavras.

    Nós Brasileiros utilizamos 5 vogais (a – e – i – o – u), porém, os Americanos pronunciam estas vogais de formas diferentes. Exemplo cada vogal no alfabeto inglês tem pelo menos dois sons, um som curto e um som comprido. Sem contar as semivogais Y e W, que tem uma maneira especial de pronunciá-las.

    Acredito que qualquer método que possa ser útil para auxiliar o aprendiz de inglês, é válido. Na verdade o grande segredo para aprender qualquer idioma é ouvir, ouvir e ouvir o idioma que se pretende aprender.

  3. Edson escreveu

    Este professor precisa sobreviver, se a regra de todo trabalho é a remuneração, pois ele precisará se subsidiar ou vai esperar dos críticos ou governantes, todos projetos não iram avante, faça me o favor vamos criticar más também faça alguma coisa também que ajudar. Ok

  4. CARLOS ALBERTO SIMÕES escreveu

    A REGRINHA DO DANGELO CICCARNI NÃO É TÃO MÁ COMO MUITOS DIZEM E NÃO SERÁ TÃO EXCEPCIONAL COMO MUITOS APREGOAM TAMBÉM….TODAVIA GOSTARIA DE DIZER QUE PARA QUEM ESTÁ DANDO OS PRIMEIROS PASSOS NO APRENDIZADO DE INGLÊS É ALTAMENTE BENÉFICO…NÃO VEM NENHUM MAL AO MUNDO SE APRENDER A REGRA…SÓ COLHERÁ BENEFÍCIOS…O SENÃO É EXISTIREM MUITAS PALAVRAS ,PORVENTURA 30% QUE NÃO SE ENCAIXAM NESTA REGRA,,,,QUE A REGRA É BENÉFICA DISSO NÃO TENHAMOS QUAISQUER DÚVIDAS…SE É INICIANTE SIGA A REGRA…ESTE É O MEU CONSELHO…CARLOS ALBERTO SIMÕES

  5. Julio escreveu

    Olá Marcos Elias, tenho um sonho em um dia poder aprender a falar e ler em inglês, e vc sabe quando a gente quer falar inglês qualquer método que nós é apresentado aceitamos ainda mais dizendo que vc vai aprender inglês em x tempo. Porém devemos tomar cuidado com o que aprendemos e as técnicas que aprendemos, porém este negócio de aprender inglês se tornou algo muito lucrativo e qualquer um diz que desenvolveu técnicas para aprender inglês. Só que no fundo só estão querendo ganhar dinheiro em cima de pessoas honestas que apenas querem aprender outra língua. Como esta escrito no sagrado evangelho do Salvador YEHOSHUA para muitos Jesus Cristo, Mateus 10:8 diz: Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. E não é isto que vemos no mundo de hoje o Eterno ou Deus para muitos nos abençoou com a inteligência de aprendermos outros idiomas, pq o ser humano cobra para ensinar outra pessoa, se de graça ele recebeu este dom de aprender outra língua pq de graça ele não passa adiante. São pessoas egoístas que apenas querem reter o conhecimento para si e quando passam a diante querem cobrar por isto. TB desconfiei pois uma língua seja ela qual for não pode ficar restrita apenas a uma tabela de vogais. Este vídeo que vc postou foi muito esclarecedor pelo menos para mim. Um dia quando aprender inglês e falar fluente com certeza passarei todo meu conhecimento sem cobrar um tostão por isto.

  6. riter escreveu

    Eu aprendi inglês com esse método vcs não pode julgar . E além do mais o cara é muito mais inteligente do que qualquer um de vcs kkkkkkkkk

  7. Juliana escreveu

    ANALISEMOS…

    O JÔ SE DIZ TÃO EDUCADO E INTELIGENTE, CONVIDOU ALGUÉM PARA UMA ENTREVISTA E NÃO PERMITIU O ENTREVISTADO CONCLUIR SUAS FALAS…

    QUEM É O VIGARISTA?

  8. calvi escreveu

    Um bando de idiotas que não sabem inglês e ficam ai babando e reclamando dos outros! Papo furado, se o método funciona ou não o cara não está nem ai, pois ele vai continuar ganhando o dinheiro dele independentemente de vocês reclamarem ou não. Quem realmente quer aprender inglês pega um livro e vai estudar de verdade, é assim que se aprende inglês.

  9. jorge escreveu

    Bando de hipócritas invejosos, em vez de perder tempo com utopias procurem aprender o que é capitalismo, o que vale é o dinheiro, não o conhecimento, porisso que professor passa fome. Troxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *