Novidades do Delphi 2010

por Marcos Elias

A Embarcadero publicou recentemente vídeos e artigos sobre o Delphi 2010. As novidades são muito boas, destacando:

– IDE Insight: um campo de busca para opções, códigos, componentes e quase tudo do Delphi.

– Formatador de código: defina padrões e plim, num toque “mágico” o código é formatado com o padrão definido, eliminando o problema de códigos feios (especialmente quando muita gente mexe).

– Compilação em background: projeto grande, quer editar sem ser interrompido enquanto compila? Beleza, o Delphi 2010 permite fazer isso.

Veja um resumo:

Componentes nativos para telas de toque… Espetacular! E não é coisa de Windows 7. Pega embalo nele, claro, mas deve funcionar no 2000 ou superior.

Uma coisa que chama a atenção é que há uma proposta de que as próximas versões do Delphi gerem executáveis para várias plataformas – incluindo Linux. E também que um mesmo código possa ser compilado para 32 ou 64-bit, na mesma IDE. Quando isso chegar vai ser ótimo!

Quanto a Delphi para Linux… Quem sabe a Embarcadero faça a coisa certa, que a Borland abandonou quando se rendeu ao .NET – quem não se lembra do Kylix…

Outra coisa boa no Delphi 2010 é que a interface pode ficar quase idêntica a do Delphi 7, para quem prefere a IDE tradicional.

Para ver mais as novidades, consulte a gravação da apresentação do lançamento do Delphi 2010:

http://blogs.embarcadero.com/andreanolanusse/disponibilizada-a-apresentacao-de-lancamento-do-delphi-2010/

É necessário ter cadastro na Embarcadero Developer Network (se não tiver tudo bem, é grátis, vale a pena).

Nos vídeos você tem uma visão clara dos recursos da IDE e também de código. São grandes, prepare pouco mais de 2 horas para assistir.

São duas partes, abordando:

IDE
Compilador
Linguagem
RTL
VCL
Touch
Multi-Touch
Gesture
dbExpress – suporte nativo ao Firebird
DataSnap
Filters
Compactação de dados
Criptografia
Comunicação HTTP
Failover
Transferência de objetos
JSON

O download trial do Delphi 2010 Architect também está disponível (30 dias):
https://downloads.embarcadero.com/free/rad_studio

Infelizmente não tem em português, os idiomas disponíveis são inglês, francês, alemão e japonês.

O Delphi 2009 melhorou muito as pequenas coisas que fazem a diferença nas aplicações nativas para Windows Vista, e o 2010 vem mais preparado para o Windows 7 – se bem que não tem muita coisa diferente nesse ponto.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Igacio de Loyola escreveu

    Minhas aplicações estão todas em delphi 7, se eu passar para o delphi 2010 vai mudar muita coisa? e quanto para aplicação para internet o delphi 2010 esta mehlor q o delphi 7?

  2. delpheiro escreveu

    se vc possuir aplicação com o quickreport, vc terá uma certa dor de cabeça para usa-lo no delphi 2009 e 2010, pois ele não é mais integrado como no 7, sendo necessario instalar e importar bibliotecas.

  3. Raphael escreveu

    Olá boa noite, como vai?

    Preciso de ajuda !!!

    Eu baixei a IDE 2010 do Delphi, e a função “Run” dele, se desabilitou após eu testar a visualizaçõ de alguns componentes, e não voltou mais a habilitar, já fui até na função “Customizer” dele e nada. Tem alguma forma de reverter isso?

    Agradeço desde já pela atenção.