Mep Spy 0.65 BETA: Download da nova versão

por Marcos Elias

Se você já conhecia o Mep Spy, ótimo! Saiba que estou trabalhando na nova versão 0.7, e antes de lançá-la, publiquei uma versão de testes da 0.65 para que os usuários possam experimentar os recursos e relatar possíveis bugs ou inconsistências. Aparentemente ele funciona bem, não encontrei nada grave; todavia, a interface do programa ainda não está muito adequada. Experimente, deixe sua opinião e me ajude a formar as diretrizes para a versão 0.7!

Se você não conhecia o Mep Spy ainda, aproveite agora!

O programa está ganhando vários novos recursos e ficando mais poderoso. Com o Mep Spy você fica sabendo quem está em contato com seus filhos nas redes sociais, podendo detectar muito cedo casos de pedofilia ou bullying, tomando alguma ação antes que a desgraça ocorra. Se você tem uma empresa e seus funcionários ficam no Facebook o dia todo, não há produtividade que aguente né?! Com o Mep Spy você pode monitorar – de graça – a atividade realizada nos computadores da sua empresa. O programa grava escondido as telas acessadas, de forma que tudo é capturado – até mesmo o modo anônimo do navegador, conversas do Skype, perfis, conversas e fotos no Facebook, vídeos do YouTube, sites e vídeos pornôs, etc. É como se você ficasse atrás vendo o que a pessoa faz. O programa é de uso legítimo, afinal de contas você é o responsável pelo que ocorre nos computadores da sua empresa ou da sua casa!

mepspy

Até mesmo em empresas é legítimo o uso de programas de monitoramento, confira matérias como esta, que saíram na imprensa!
http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1544697-9654,00-EMPRESA+PODE+VIGIAR+TUDO+QUE+FUNCIONARIO+FAZ+NO+COMPUTADOR+DO+TRABALHO.html

Ou seja: se você deixar claro que os computadores da empresa são para uso corporativo e que são monitorados, você pode SIM monitorar o que seus funcionários fazem! Afinal de contas a rede da empresa não foi projetada para que os funcionários fiquem baixando torrents, deixando tudo lento… Nem fiquem perdendo tempo nas redes sociais ou vendo vídeos engraçados em horário de serviço. O Mep Spy não tem como impedir tais atitudes por si só, mas ele permite que você – administrador – fique sabendo de tudo o que foi feito, com imagens de tela. Depois você decide que ação tomar.

Baixe a versão em testes 0.65 na página do projeto (é a 0.65, não a 0.6!):

http://software.viamep.com/n/mepspy.php
A página do programa está desatualizada mas o link da 0.65 está lá. Ela será atualizada com novas telas e vídeos detalhando o uso quando a versão 0.7 for lançada.

Não se esqueça de responder à pesquisa de uso depois de alguns dias com o programa:
http://software.viamep.com/n/mepspy-feedback.php

O Mep Spy é um software de monitoramento, não é um trojan nem vírus: ele deve ser instalado por um administrador, configurado em cada conta de usuário e enfim ativado para iniciar automaticamente, de forma oculta se você desejar – por padrão ele exibe um aviso que a máquina é monitorada, basta desmarcar um item na aba Responsabilidade.

E mais: ele não usa conexão com a internet! Todos os dados capturados são salvos offline, você precisa ter acesso local para verificá-los. Isso evita o uso indevido do programa e traz maior segurança: você pode confiar que o Mep Spy não envia nenhum dado seu para a internet nem se comunica com nenhum servidor de terceiros. Isso é facilmente verificável com um firewall ou monitoradores de processos, como o Process Explorer da SysInternals (duplo clique no executável, aba TCP/IP: o MepSpy não abre nenhuma conexão).

Novidades do Mep Spy 0.65

O que mudou perto da versão anterior, 0.6? Muita coisa! Segue o texto do changelog:

– A captura de imagens agora pega todos os desktops, em sistemas com vários monitores. Antes desta versão era gravada apenas a imagem do monitor principal.
– Possibilidade de criptografar as imagens (opção default). Ideal para proteção dos arquivos: mesmo se o usuário acessar a pasta, ele não poderá entender o conteúdo das imagens a menos que saiba descriptografá-las e possua a senha. Isso traz mais segurança no armazenamento e transporte.
– Nova função: Keylogger (captura de texto digitado, incluindo senhas). O relatório pode ser salvo em txt ou HTML (até a versão final ele será criptografado).
– O arquivo de configurações agora é ilegível caso aberto por outro programa. Há mais proteções no arquivo da senha.
– Possibilidade de personalização do atalho do programa.
– Grandes aprimoramentos no modo root (mas ele ainda é experimental).
– Agora a pasta sugerida para as imagens fica dentro da “AppData”, bem mais escondida para os usuários. No modo root será sugerida a pasta ProgramData global, para garantir que todos tenham permissão de gravação.
– Assim como o inicializador automático, o programa de troca de senha só pode ser chamado pelo aplicativo principal. Executá-los pela pasta retornará um erro.
– Uso de threads para captura das imagens, não comprometendo assim o desempenho do programa principal.
– Foi feito um extenso trabalho de verificação e tratamento de erros, evitando que mensagens de erro apareçam para o usuário. Se por qualquer motivo alguma ação for frustrada (como o salvamento de um arquivo), o erro não deverá ser exibido. Antes isso já era raro, agora será mais raro ainda.
– Geração de log para facilitar o desenvolvimento e gerenciamento de erros (aba Log). Para melhorar o desempenho, o log só é salvo no logfile.txt na pasta de captura ao fechar o programa.
– Novo Mep Spy Pro: alguns recursos rodarão como serviço no Windows (gerenciado pelo services.msc). Assim são válidos para todas as contas de usuário e ficam protegidos contra desativações: usuários limitados não podem acessar o console de gerenciamento nem matar o processo do serviço. O Mep Spy Pro é um programa separado, destinado a empresas.

O 0.65 é um “preview”, preparando o caminho para o 0.7

A versão 0.65 tem todos os recursos funcionais, porém estão incompletos. Basicamente serve para testar o programa com uma maior gama de configurações e sistemas, coletar feedback e detectar eventuais bugs, e então corrigi-los no próximo lançamento. Basicamente estas são as mudanças esperadas para a versão 0.7:

– Melhorias no relatório do monitoramento do teclado (ele salva os arquivos evitando sobreescrever o anterior, mas tem gerado arquivos duplicados demais)
– Criptografia no relatório do monitoramento do teclado
– Possibilidade de definir uma senha para a criptografia (no 0.65 a senha de criptografia, não a de administração, é fixa)
– Talvez: correção nos acentos e cê-cedilha

Projetos e idealizações para a 7.1 e superiores

Não sei se estes recursos serão lançados nesta versão, mas pretendo fazer:

– Visualizador para os arquivos criptografados (evitando que apareçam na pasta)
– Versão para Mac e, talvez, Linux

O envio de dados pela internet (e-mail ou servidores próprios) é desejado, porém ainda não está planejado quando será feito (é algo bem complexo e que foge um pouco aos objetivos iniciais do programa).



Versão Pro

A versão Pro está sendo desenvolvida, terei mais detalhes em breve! Por enquanto, posso adiantar que ela roda como serviço no Windows. É um serviço administrável pelo services.msc; não se assuste, não estou falando de assinatura anual não ;-)

Desta forma usuários limitados não podem fechar o programa de forma alguma! Nem via gerenciador de tarefas, nem à força, nem usando outros softwares – para isso primeiro eles teriam que conseguir acesso administrativo no Windows, o que liberaria controle total da máquina independente do software que estiver rodando nela.

Se você quiser ser notificado do lançamento dela, responda à pesquisa de uso do Mep Spy comum e deixe lá seu e-mail. Assim que a versão Pro for publicada você será notificado. Quem responder a pesquisa ganhará 20% de desconto com relação ao preço anunciado no site futuramente :)

O Mep Spy gratuito continuará existindo, ele também pode ser usado em empresas, porém a edição Pro terá recursos administrativos projetados especificamente para empresas. São planejadas várias outras funcionalidades para ele, indo bem além da mera captura de tela e bloqueio de programas.

Confira um vídeo de teste durante o trabalho na versão Pro, mostrando que ela não pode ser fechada por usuários comuns:

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Marta escreveu

    Oi Marcos, já estou testando…obrigada, obrigada!!! O programa já era fabuloso, agora então…nem se fale! Vc faz um bem enorme pra humanidade e mães como eu, que se preocupam e muito com o lixo que se encontra na internet, vc está nos ajudando a proteger nossos filhos…que o Pai Celestial te abençoe muito e com mais inteligência (e tempo!) para continuar esse trabalho fantástico seu!!! Obrigada!