Os principais recursos do programa já foram decididos e concluídos, faltando apenas finalização das mensagens de erros comuns e um sistema de traduções. Logo logo ele será atualizado.

Várias distros recentes têm optado pelo avconv no lugar do ffmpeg, de forma que a instalação do ffmpeg é até dificultada. No Ubuntu, Mint etc, ele não consta nos repositórios padrões. Infelizmente não bastou mudar o comando ffmpeg para avconv no meu programa, pois alguns parâmetros são diferentes. Como o ffmpeg já é mais bem estabelecido, pretendo continuar usando ele. Também tem a questão da compatibilidade com o Windows e Mac OS X (funcionar no Windows é uma das prioridades para mim). Não pretendo personalizar o ffmpeg nem recompilá-lo, apenas aproveitar as compilações públicas disponíveis no site oficial do projeto. Migrar para o avconv não me parece tão interessante.

Como o ffmpeg não vem no Ubuntu e nem está nos repositórios padrões, vou incluir o ffmpeg estático junto com a próxima versão do Mep Video Tools, assim como é feito no Windows. Bastará deixar ele na pasta adequada, sem interferir com nada instalado no seu sistema. Pelo que parece vai funcionar em todas as distros atuais, visto que a versão estática contém todas as bibliotecas necessárias embutidas no programa.

Futuramente pretendo incluir uma opção na interface para escolha do comando e parâmetros adicionais (salvando a definição num arquivo de configuração). Assim que lançar com o código fonte, se alguém quiser adaptá-lo ao avconv e/ou criar um pacote para facilitar a instalação, ótimo! Por mim esse gerenciamento acho meio complicado por agora por diversas questões (se resumem a falta de tempo).

mepvideotools linux

Adicionei o recurso de conversão rápida, para deixar o arquivo menor (ideal para screencasts, gameplays e qualquer tipo de vídeo) e também a extração de imagens (quadros, “prints”) dos vídeos. Logo logo sai a nova versão \o/

O código fonte devo liberar assim que finalizar as características essenciais do projeto, senão não terei como dar conta de sincronizar eventuais colaborações nesta fase inicial. Mas pode ficar tranquilo que ele será aberto sim ;)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *